Reajuste salarial eleva salário inicial de Soldado da PM de SC para R$ 7.290 |
Nesta sexta-feira, 19, é celebrado o World Toilet Day (Dia Mundial do Banheiro). Esta é a data oficial de observância internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) para inspirar ações no enfrentamento da crise global de saneamento. A ONU lançou uma campanha que destaca a existência das bacias sanitárias e lembra que 3,6 bilhões de pessoas vivem sem acesso a saneamento seguro. Este dia tem como objetivo lembrar a importância das bacias sanitárias e seus benefícios, principalmente ao proteger a saúde, segurança e dignidade humana.
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas especifica os requisitos para as bacias sanitárias fabricadas no país. Na Udesc Joinville, o grupo de pesquisa denominado "Ambiente Construído e Sustentabilidade", liderado pelas professoras Andreza Kalbusch e Elisa Henning, desenvolve pesquisas relacionadas ao desempenho de bacias sanitárias.
Recentemente, o grupo publicou o artigo científico Using Statistical Control Charts to Monitor Building Water Consumption: A Case Study on the Replacement of Toilets no periódico Water. No estudo são empregados Gráficos de Controle Estatístico para avaliar a redução de consumo de água após a mudança no modelo de bacias sanitárias, em conformidade com a NBR 16727-1 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. O consumo médio de água foi reduzido de 7,51 L/acionamento para 5,24 L/acionamento, o que corresponde a uma redução de 30,22% após a adoção de bacias sanitárias em conformidade com a Norma Técnica.
Também fazem parte do grupo de pesquisa, o aluno de graduação em Engenharia Civil, Lucas Lepinski Golin Freitas, e a professora Olga Maria Formigoni Carvalho Walter, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas.
Deixe seu comentário